sábado, 26 de fevereiro de 2011

ORIGEM DO NOME FRÁDIGAS

Muito se te falado sobre a origem do nome;
FRÁDIGAS,

Dizia-me um dos homens mais velhos de Frádigas no ínicio dos anos de setenta sentado nas escaleiras "escadas" das barreiras onde muitas vezes alimentava meu espirito com aquelas histórias vividas por ele na Europa e América do Sul;
Sabes isto aqui na quinta, quando meu avô cá chegou era só silvados,fragas, medronheiros e matagal.
No início vinham ranchos de gente lá das bandas de São Gião para desbravar estas terras,
muito muito trabalho aqui tiveram para fazer; estas leiras estes fortes,arrancavam de suas terras pela aurora, e daqui só saiam depois do pôr do sol chegando a suas casas mais mortos do que vivos comentavam uns com os outros a triste sorte de suas vidas, das suas canseiras, das suas labutas enfim das suas fadegas.
Alguns desses casais acabaram por se fixar no Outeiro da Cova,uma vez que o trabalho na Quinta era para durar falava-se em mais de trinta mil dias de trabalho de um homem daqueles tempos.
Mas mesmo estando alí proximos do trabalho as canseiras eram muitas, mas meios resignados lá continuavam o seu dia a dia de canseiras, suspirando uns com os outros; fadegas, fadegas só fradegas.

Quem como eu já tem mais de 54 anos decerto que ainda chegou a ouvir estas expreções aos mais velhos de Frádigas; fadegas , fadegas só fradegas e outra fadigas, fadigas só fradigas

E assim eu julgo ter nascido o nome de Frádigas e da Quinta das Fradegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela sua ópinião bem haja