segunda-feira, 21 de março de 2011

O ENSINO EM FRÁDIGAS


 O ENSINO PARTICULAR DA FONTANHEIRA E PAVÃO

Foi na Fontanheira que existiu a primeira escola de Frádigas

Ou melhor funcionava de Inverno na Fontanheira , com os alunos de Frádigas, Cova, Giesteira, Fontão e todo o seu Ribeiro.

De Verão o Professor Turcato "marido da ti Ana Margarida" ia habitar no Pavão para cuidar aí as suas terras e ao mesmo tempo aproveitava para dar aulas aos alunos do Aguincho, Malhadinha e Teixeira.

Não se sabe ao certo o número de alunos na Fontanheira, mas no Pavão chegaram a andar na escola 32 alunos

O Professor Turcato aprendeu com os Jesuítas, julgo ter sido discípulo do Jesuíta Galvão que veio habitar a Malhadinha no tempo do nosso antepassado Costas Largas "deste Jesuíta Galvão resta um pequeno Missal parte do mesmo com matemática" e talvez uma família que o desconhece "como antigo jesuíta"

Este missal foi dado ao ti António do Pavão, julgo que por uma neta do antigo Jesuíta como forma de pagamento pelo arranjo de uma palheira talvez há mais de 80 anos lá na Malhadinha. O Filho do ti António do Pavão hoje com perto de 90 anos "último homem a nascer no Pavão" guarda esse Missal religiosamente

A escola era paga em géneros, sabe-se que se dava uma ovelha para a primeira parte dos estudos "aprender contas e saber assinar" este curso era o mais frequente,

dava-se uma segunda ovelha ou equivalente para aprender a ler e a escrever

 DEPOIS DE ACABADO O ENSINO PARTICULAR DA FONTANHEIRA 
                                             

                                          O ENSINO OFICIAL


Os alunos de Frádigas tinham a escola só na Barriosa e eram obrigados a percorrer 6km (ida e volta)  diários a pé ,  em condições no mínimo perigosas,  atravessavam o rio ( Um dos alunos filho da tia Maria José Martins do Outeiro caiu  na broca da Barriosa  e morreu ,  apesar de  procurado por mergulhadores , as buscas foram em vão (só veio á tona da àgua  passados 12 dias.)

 O Posto escolar misto das Frádigas foi criado em 1957/58.(disponibilizada uma professora)
A escola (salão) foi construida pelos Fradiguenses

Foi necessário um espaço para aí se construir a primeira escola digamos oficial.

Lembro-me de ver em casa de meus pais uma carta enviada da Argentina por minha tia materna Maria da Nactividade Martins onde declarava doar o terreno (lote) para contruirem a escola nessa propriedade onde veio a ser contruida digamos o 1º Posto escolar oficial de Frádigas (foi  no lugar onde hoje é o salão no Outeiro).
Devo  acrescentar que na altura os Fradiguenses souberam ver o futuro
Não fazendo a escola (salão) no terreno existente (largo da capela) anteriormente ofertado pelo pelos meus avós, os país desta minha tia.

Como os bons Fradiguenses não gostam de perder as oportunidades, e antes que os Sr.es da Direção escolar de Seia mudassem de ideia em relação ao envio de um professor
Logo o TiCândido António dos Santos e sua mulher Hermía disponibilizaram sua casa em construção da qual tiveram de retirar umas divisórias já feitas para que todo o espaço ficasse amplo para poder receber professora e alunos até que se concluissem as obras da escola (salão) no Outeiro.

                                        A ESCOLA OFICIAL A SÉRIO
 Em 1962 foi construida a escola pelo Ministério da Educação,(esta com terreno "lote" já negociado pela Delegação do Ministério da Educação ) escola essa hoje ao abandono "por falta de alunos" como tantas no País.

Antes do seu encerramento de vez, teve várias ameaças de fecho pelo mesmo motivo... falta de alunos.

Recordo e julgo ter sido no ano de 1964 que três casais Fradiguenses resolvem matricular seus filhos em Frádigas para assim se completar o numero suficiente de alunos para se manter a escola em funcionamento.

Estes três alunos vaem para Frádigas e ficam encarregues aos seus mais proximos ,avós e tios.

António Neves Ti Caramelo e sua mulher (hoje já falecida), mandam para Frádigas seu filho António.
 António Garrilha e mulher (ambos hoje já falecidos) mandam para Frádigas seu filho Carlos
Maria da Conceição Martins e seu marido ( hoje já falecido) mandam para Frádigas seu filho António


Apelo aos organismos publicos;  Liga dos Amigos de Frádigas, Junta de Freguesia e Camara Municipal de Seia, para que saibam reconhecer o mérito destes e de outros que muito de seu deram em plol da comunidade

Eu deixo aqui o meu bem haja de agradecimento e minha vontade de contribuir para o seu reconhecimento

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela sua ópinião bem haja