terça-feira, 1 de março de 2011

FRÁDIGAS ESPELHO DO PAÌS

FRÁDIGAS ESPELHO DO PAÍS

Frádigas fica entre montes
bém escondida num vale
é uma das terras mais lindas
deste nosso Portugal

bonita aldeia de Frádigas
a seus pés o rio Alvôco
uma terra pequenina
com grande alma o seu povo

terra muito acolhedora
terra muito ordenáda
aldeia que foi uma quinta
ésta minha terra amada

lá nasci eu e meus pais
e também os meus avós
temos lá a Padroeira
que proteje todos nós

Srª da Boa Sorte
que lá está no Outeiro
olhando por todos nós
em Portugal e no Estrangeiro

tem capelinha pequena
com adros todos cercados
com pedrinhas lá da terra
lembrança dos antepassados

tem moinhos junto ao rio
onde se muia o grão
de onde vinha a farinha
para depois fazer o pão

tem forno comunitário
feito pelos antepassados
que sendo pessoas simples
eram homens muito honrados

tem uma pequenina escola
há anos abandonada
é o símbulo do saber
duma gente despresada

esta pequena aldeia
em tempos produzio pão
para alimentar seus filhos
na altura duzentos então

hoje aquilo que produz
quase não chega para nada
a Nação assim o quiz
é uma terra abandonada

Frádigas deve a seu povo
a estrada que lá tem
e outros melhoramentos
ao povo deve também

o poder lá pouco fez
como em todo o País
Frádigas é o exemplo
doutras terras por aí

não criando condições
fica tudo ao abandono
se não se tomam dessizões
nem o País tem retorno

desculpem eu falar disto
mas custame deixar ir
o País às cambalhotas
sem lhe poder acudir

amo ambas por igual
fazem parte do País
Português é minha língua
Frádigas minha raíz

a minha aldeia de Frádigas
que na Serrinha lá está
sempre de braços abertos
à espera de quem lá vá

CjM
Frádigas 16/09/09

2 comentários:

  1. Optimo Candido

    Conseguistes transùitir o teu sentimento profundo. Gosto muito, porque a minha raiz també é dai.
    Boa continuação

    José Martins Da Silva

    ResponderEliminar

Pela sua ópinião bem haja