quarta-feira, 30 de março de 2011

Herdeiros de Costas Largas no Brasil

 Padre Firmino da Anunciação Gouveia partio com sua mãe Anunciação
para o Brasil com apenas 3 anos em 1928
Seu pai e seu avô materno Manuel Gonçalves já se encontravam aí emigrados


Date: Fri, 11 Mar 2011 22:51:42 -0300
Subject: Visitar Frádigas
From: joabgovea@brturbo.com.br
To: candidojosemartins@hotmail.com

Prezado senhor Cândido,
Meu nome é Joab, sou neto de Maria da Anunciação, nascida em Frádigas e que veio para o Brasil na década de 20, que, à época, era jovem e casada com José de Gouvea (de São Gião). Havia pedido o primeiro filho e tinha um segundo, meu tio Firmino Gouvea, hoje com 86 anos. Já em Belém, no estado do Pará, nasceram os dois outros filhos, Maria Gouvea, 82 (minha mãe) e João Gouvea, 72.
Embora não saiba praticamente nada a seu respeito, nem mesmo se temos algum vínculo de parentesco, vejo que tens muito interesse nas hitórias da família, principalmente quando ligadas a Frádigas.
Eis aí a razão do meu contato.
Estou planejando levar os três irmãos para conhecer Portugal, em especial, Frádigas, a terra dos nossos. Hoje, mesmo em idades avançadas, acredito, ficarão muito felizes em conhecer parentes e visitar lugares que muito ouviram quando crianças. Acho que será uma boa oportunidade para estabelecer contatos, fazer levantamentos, registros e links do histórico familiar.
Por hora, tudo está no campo do planejamento, até porque, uma viagem desta natureza exige muito cuidade, tendo em conta  a idade e as condições físicas dos três irmãos.
Bem, se houver interesse neste assunto, peço que entre em contato.

Joab Gouvea



Dia 12/03/2011
Minha resposta

Bom dia Joab,
Quando dicidirem visitar Frádigas, gostaria de ser avisado  com antedencia, para podermos combinar um encontro "festa"  com parte da família, que somos muitos, residentes a maioria na Capital - Lisboa onde também eu resido........
Frádigas aldeia que me vio nascer e a vossa avó, fica a cerca de 300 km .
Atualmente em Frádigas só residem 24 pessoas, mas a nossa família contando com essa apernada da árvore que cresceu aí para o  Brasil,  outra na Argentina , alguns ramos na Europa e América do Norte, somos mais de 8oo pessoas.
Minha mãe Também ela Anunciação herdou o nome de vossa avó "sua madrinha e prima"
Frádigas com apenas 24 habitantes, mas; com cerca de 50 habitações a grande maioria portanto são casas de férias, onde nós nos deslocamos com frequencia para respirarmos aquele belo ar da Serra da Estrela e recarregarmos as baterias com a beleza e tranquilidade que em Frádigas se vive.
Os descendentes da Quinta das Fradegas somos uma família ,,,tanto por laços familiares que nos unem tanto  pelo sentimento que sentimos uns pelos outros.

"somos todos herdeiros do primeiro homem que a Frádigas chegou por volta de 1850"

Um abraço a toda a descendencia de Maria da Anunciação e José Gouveia "família Fradeguense que resolveu ficar aí pelas terras de Vera Cruz" Para onde o Pai de Maria Anunciação; Manuel Gonçalves os encaminhou e os três aí acabaram por falecer

Outros familiares Fradeguenses entre eles meu avô por aí andaram, mas voltaram para Frádigas na década de 1930.

Cândido Martins



 

1 comentário:

  1. Esta apernada residente no Brasil
    Embora sejam também familiares de mais de noventa e cinco por cento dos Fradiguenses, mas os ramos mais chegados são:

    Os herdeiros do Tzé das Neves que habitou a actual casa do Serafim Martinho e Ivone "sua filha"
    Os herdeiros da TiAlexandrina que habitou a atual casa da TiConceição "sua nora"
    Os herdeiros de TiAna Neves, que habitou a actual casa da Maria das Neves "Neves"sua filha
    e os herdeiros de Maria dos Anjos que casou em"Rio de mel" e lá faleceu deixando herdeiros "um deles julgo que enternado há anos num lar...

    Devo acrescentar que Firmino da Anunciação Gouveia, tio deste Joab conta 86 anos "julgo que os fez no dia 18 deste mês", foi Pastor de almas em Belém do Pará onde foi responsável pelo envio de mais de 500 Missionários para o mundo, veio a ser também vereador da camara da mesma cidade "com mais de um milhão de habitantes

    ResponderEliminar

Pela sua ópinião bem haja