quinta-feira, 17 de março de 2011

FONTANHEIRA = FRONTEIRA

Fontanheira = Fronteira

Dividia as freguesias em tempos concelhos de Vide e Loriga, hoje são “Coiços do Moinho” que faz a divisão das actuais freguesias.

FONTANHEIRA sítio da Freguesia de Loriga, foi quase uma aldeia entre 1880 1935 só que Loriga nunca a aporfilhou como tal, daí que se tenha mantido sempre como um sítio da aldeia do Fontão e a partir de 1940 um sítio da aldeia de Frádigas.

Fontanheira durante cerca de 50 anos foi o centro de convivência de Frádigas. Até 1937/8 ou seja até ser construída a capela de Frádigas era aí que se realizavam os grandes bailaricos e também era na Fontanheira que funcionava a mercearia que abastecia não só a quinta das Frádegas como o Pavão, Outeiro da Cova, Giesteira e todo o Ribeiro do Fontão.

Nos seus tempos áureos a Fontanheira terá tido mais de 50 habitantes.

Foi também na Fontanheira que existiu a primeira escola de Frádigas

Ou melhor funcionava de Inverno na Fontanheira , com os alunos de Frádigas, Cova, Giesteira, Fontão e todo o seu Ribeiro.

De Verão o Professor Turcato "marido da ti Ana Margarida" ia habitar no Pavão para cuidar aí as suas terras e ao mesmo tempo aproveitava para dar aulas aos alunos do Aguincho, Malhadinha e Teixeira.

Não se sabe ao certo o número de alunos na Fontanheira, mas no Pavão chegaram a andar na escola 32 alunos

O Professor Turcato aprendeu com os Jesuítas, julgo ter sido discípulo do Jesuíta Galvão que veio habitar a Malhadinha no tempo do nosso antepassado Costas Largas "deste Jesuíta Galvão resta um pequeno Missal parte do mesmo com matemática" e talvez uma família que o desconhece "como antigo jesuíta"

Este missal foi dado ao ti António do Pavão, julgo que por uma neta do antigo Jesuíta como forma de pagamento pelo arranjo de uma palheira talvez há mais de 80 anos lá na Malhadinha. O Filho do ti António do Pavão hoje com perto de 90 anos "último homem a nascer no Pavão" guarda esse Missal religiosamente

A escola era paga em géneros, sabe-se que se dava uma ovelha para a primeira parte dos estudos "aprender contas e saber assinar" este curso era o mais frequente,



dava-se uma segunda ovelha ou equivalente para aprender a ler e a escrever

Devo acrescentar que Costas Largas "O ANTEPASSADO DA QUINTA DAS FRADEGAS" sabia ler e escrever no tempo em que só 10 a 15 por cento da população Portuguesa o sabia

 

2 comentários:

  1. Tem hoje a LAF (Liga dos Amigos de Frádigas)um projecto em mãos para o calcetamento (pavimentação) do caminho que dá acesso a Coiços do Moinho, no sentido do carro da Casa do Povo de Vide poder descer para deixar a comida que diáriamente ali destribui (até hoje a funcionária da casa do povo de Vide,deixa o carro na estrada principal e tem de se deslocar a pé para deixar a respetiva marmita a quem já não pode cozinhar).
    Ao que parece a junta de Freguesia de Loriga nem sabe que além de ter quatro moradores ainda no Fontão também ainda tem moradores no Coiços do Moinho e habitãções de verneio na Fontanheira, mas é a LAF que ao longo de várias décadas tem criado o minimo de condições a estes dois seus sítios (desde o abastecimento de água, acesso automóvel, luz etc

    ResponderEliminar
  2. António Santosmaio 08, 2011

    Linda esta tua história, um abraço

    ResponderEliminar

Pela sua ópinião bem haja